Se você está grávida saiba que...
Durante a gestação ocorrem várias alterações no organismo feminino que, associadas a algumas mudanças nos hábitos de vida, podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários.
Cuidados com a higiene bucal durante a gravidez:
Cuidar da sua saúde bucal durante a gestação é muito importante, pois infecções na boca levam o corpo a produzir maior quantidade de prostaglandinas, substâncias que causam contrações no útero.
As alterações hormonais da gravidez promovem alterações na gengiva da gestante facilitando o acesso de bactérias que provocam gengivite – um dos sintomas mais comuns que ocorre é o sangramento na gengiva durante a escovação.
Grávida pode ir ao dentista e tomar anestesia?
As gestantes podem receber anestésicos locais sem nenhum problema, desde que não contenham substâncias vasoconstritoras a base de felipressina.
Grávida pode ir ao dentista fazer Profilaxia (Limpeza)?
Sim. As gestantes podem fazer profilaxia no dentista.
As recomendações para o tratamento odontológico durante a gestação podem ser resumidas:
1º Trimestre, até a 14ª semana: Este período é crítico para o tratamento odontológico, a gestante deve evitar situações de estresse, mas também não deve deixar de ir ao dentista. Neste período é recomendável realizar apenas terapia periodontal básica (limpeza, raspagem de tártaro) para evitar a gengivite.
2º Trimestre, da 14ª até a 28ª semana: Neste período os riscos ao bebê e a gravidez são baixos. É o período ideal para a realização dos procedimentos odontológicos clínicos ou cirúrgicos que não podem ser postergados até o fim da gestação.
3º Trimestre, da 29ª semana até o nascimento: Neste período não há riscos para o bebê, mas a grávida pode se sentir muito desconfortável, por isso as consultas devem ser curtas e não é recomendável consultas a partir da segunda metade deste período.