Próteses dentárias
De acordo com o jornal O GLOBO de junho de 2015, 11% dos brasileiros não tem nenhum dente na boca.
Para resolver estes problemas a odontologia moderna tem hoje implantes dentários, próteses fixas e próteses removíveis.
O QUE SÃO PRÓTESES DENTÁRIAS FIXAS?
As próteses fixas, como o próprio nome diz, são “presas” aos dentes. Estão divididas em duas categorias, aquelas que são feitas sobre dentes e as confeccionadas sobre implantes dentários. Estas próteses podem ser unitárias (apenas um dente) ou múltiplas, quando envolvem mais de um dente.
O QUE SÃO PRÓTESES DENTÁRIAS REMOVÍVEIS?
As próteses removíveis totais (dentaduras) e parciais com ganchos metálicos são mais antigas. Por sua instabilidade e falta de estéticas aos poucos sendo abandonadas pela maioria dos pacientes e trocadas por próteses fixas ou implantes dentários.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
PRÓTESES FIXAS |
PRÓTESES REMOVÍVEIS |
1. Não é preciso remover para higienizar. 2. São fixas aos dentes ou implantes 3. Paciente sorri com segurança 4. Mais conforto 5. Sorriso mais natural |
1. É preciso remover para higienizar 2. Mobilidade 3. Ganchos aparecem no sorriso 4. Instabilidade ao morder 5. Perda de sensações (Gosto dos alimentos) nas próteses totais superiores. |
PROTÉSES DENTÁRIAS METAL FREE
Próteses e coroas antigas podem substituídas por cerâmicas (porcelanas) mais modernas, sem a presença de metal (Coroas metal free) deixando um aspecto mais natural nos dentes.